Linha 872

 872 Icoaraci Alm.Barroso


O Ônibus mais utilizado pela artista , possui memória afetiva por muitas situações vivídas em sua adolescência. Hoje possui polêmicas pela sua linha principal pelo BRT que corta maior parte do seu processo, por uma tentativa de bilhete único e maior qualidade de transporte. A Seguir , você vai acompanhar a curadoria das obras a céu aberto.

1- Título : “Ventania de Setembro" / Localizada na Augusto Montenegro

1 .2 fundo da imagem está dividido pelo canteiro central  em evidencia na foto da avenida augusto montenegro, atrás á perspectivas das casas, pessoas na calçada e dois carros estacionados respectivamente em cada via. o canteiro está robusto de mato com pequenas flores amarelas desabrochadas. um poste que está atrás de alguns galhos floridos evidencia o lambe da ilustração, curiosamente abaixo está desenhado em tinta roxa uma seta para onde foi o possivel acidente causado pela ventania.


2- Título : “Pessoas na frente das Histórias" / Localizada na Av. Dr. Lopo de Castro.

2.1 foto em vertical com participação da eta é a mulher que não quis ser identificada, mencionou olhando para um shopping abandonado na outra esquina daquele cruzamento e comentou, o que esta escrito nas barras azuis laterais das fotos: "por aqui tinha uns dois ou três cinemas pra quando a gente quisesse sair por Icoaraci".

3- Título : “Carta Urbana" / Localizada na Alm. Barroso em Frente ao Bosque.


3.1 O fundo azul com traços prateados de pixo, contém três papeis colados na parte superior da foto vertical, o lado direito um adesivo rasgado de algum rosto de candidato para as chapas dos ônibus. do lado esquerdo algumas letras cortadas de algum anuncio de lotes para vender , provavelmente em ananindeua. centralizado está um desenho em aquarela daquele mesmo lugar,retratando o cotidiano, a augusto montenegro movimentada de carros, os muros do bosque rodrigues alves, alguem levantando o braço para pegar onibus... acima do desenho está escrita em tnta amarela: carta urbana.na parte final da mesma folha, o adesivo em vertical do projeto participante hashtag paisagens tbm são memórias e os selos das instituições facilitadoras.  em tinta branca esta escrito "escrevi um e-mail ao antar rohit dizendo sobre minha admiração a sua visão poética da minha (em letras cursivas por cima desta mesma palavra "nossa" cidade. acho que se mudou. não tive respostas.

3.2 a foto panorâmica daquela parada onde está a intervenção urbana . do lado esquerdo da foto, abrigando um rapaz de camisa vermelha que olha em direção ao sentido de onde seu transporte vem. Alguns carros estao passando pela avenida . NO FUNDO, AO LADO DIREITO esta a icônica torre da rba contrastando com céu azul sem nenhum sinal de nuvens.

4- Título : “Oralidades entre distanciamento e aglomeração do povo” / Localizada na Parada a frente do Shopping São Brás.


4. 1 a foto em vertical está evidenciando um poste azul da estrutura daquela parada, enquanto o fundo esta em preto e branco e revela a esquina movimentada de São brás esquina da josé malcher.  Há uma placa de cor mais cara com bordas brancas onde se lê: "afastamento entre pessoas. decreto 609/2020" um pouco mais abaixo, em letras cursivas está escrito em tinta branca: "Alguém nessa parada disse: podia ser mais que um cruzamento comercial, um encontro de reintegração de posse cultural"  o adesivo em vertical do projeto participante hashtag paisagens tbm são memórias e os selos das instituições promovedoras.

4.2 Na sequencia a fotografia é o plano geral do lugar, agora colorido, algumas pessoas sentadas esperando seu transporte, outras seguindo seu caminho e carros aproveitando o ultimos segundos antes do sinal fechar...

5- Título : “Retrovisor Onírico” -/ Esquina de são bras com entrada da jose malcher Souza Franco


5 imagem horizontal com fundo branco, tres fotografias em preto e branco. a da esquerda mostra uma post com camburão de lata acimentado em sua base escrito em letras manuais : antiga estrada do marco", ao fundo a parada do BRT de são brás e um carro solitrio esperando o sinal abrir. acima da imagem há traços indicando continuidade dos fios de iluminação, abaixo um elipse indicando a base no camburão.  no centro uma foto horizontal com detalhe supostamente atrás desta intervenção: "assim chamava-se a avenida em que tu se encontras. vide verso." A terceira fotografia é a versão invertida da primeira fotografia, dando alusão à confusão que algo a ser lido pelo retrovisor.

6- Título : “Cairu” / Localizado na Av. Jose Malcher entre 14 de março.



folha  de cor preta contendo duas ilustrações em aquarelas quase simétricas, alguns detalhes como a representação das mangueiras , local de banca de jornal e de vendas ambulantes se diferencia. a faixa de pedestre esta representada por traços colados na diagonal de ambos os lados. uma placa azul diz que aquela é a travessa 14 de março e a da direita é a josé malcher. grafia em vermelho e traços laranja indicam cruzamento. No meio das duas ilustrações há quadrados coloridos e um pedaço de papel verde escrito em cor marrom: sorvete de brigadeiro. Detalhes quadrangulares encima e abaixo da ilustração colorida indicam o formato dos semaforos para pedestres , com duas bolinhas, e três bolinhas para carro.

7- Título : ““Por enquanto quieto” / Localizada na Doca de Souza Franco.


7 fotografia em vertical registrando escrituras nas barras horizontais da parada de onibus: escrito: um rio que transborda só revisita sua potência. ao fundo parte do canal da doca .







7.2 Estrutura da parada de onibus em que a intervenção se encontra com as cores cinza, amarela e azul. na estrutura chapada em cinza alguns adesivos rasgados, folhas de promoções e lambes muito sutis. Na parte de apoio as costas, há o adesivo em horizontal do projeto participante hashtag paisagens tbm são memórias e os selos das instituições facilitadoras.


8- Título : ““Cola Cultural”/ Localizada na Av. presidente vargas

8.1 fotografia quadrada com borda branca, tres linhas de adevivos com letras cursivas em cor rosa se destacam entre adesivos numa aparente placa nformativa das linhas de onibus que ali passa. está escrivo: eu sinto falta de uns predios que eu gostava de admirar quando o onibus passava pela frente. Lembro bem "

8.2 placa de onibus extensa centralizada na foto com fundo preto e branco no cotidiano movimentado da presidente vargas. Na parte superior da placa está azulada com a iconografia de um onibus. Lambe com a foto de um garoto no lado esquerdo . nele escrito : italo. em fontes maiores abaixo lê-se: from the new city.   abaixo: 20 linhas dividem em ordem crescente as demais linhas de onibus que ali passam, desde a linha 439- pedreira nazaré a 880- outeiro. presidente vargas a/b.  muitos stickers, adesivos e grafias como PTCK, wbs, os madruguinhas, lado n, elzinha, toca crew,swcol... entre outros. montando um colorido detalhe entre o paisagismo urbano.


9- Título : “Nosso Local de Fala”/ Localizada na frente do mercado de São Brás

9 Foto em horizontal mostra em evidencia o muro, este em preto e branco, com lajotas pixadas e cimento a amostra, uma imagem do mesmo lugar com edição colorida onde as 4 estátuas estão presente, mostra as três estatuas com efeitos em 3d em fundo de cores de televisão antiga. Ao lado está escrito: saudade das amigas no rolê. Em cima do muro a única estatua que sobrou do conjunto de imagens.

10- Título : “Iluminação Aposentada”/ Localizada na Av. Almirante Barroso


10 .1 Estrutura alta, na cor vermelha que sustentava lamparinas públicas antes da iluminação que conhecemos hoje. Possui arabescos na cor marrom e o ano de 1921 em vertical. A imagem tem perspectiva da de baixo para cima, acima da estrutura é possível ver a copa de um poste com lâmpada. Abaixo, em diagonal e com efeitos quadriculados, escondem os centros comerciais que atrás estão. Ao fundo, o céu azul pareceu que levou pinceladas da cor branca.

10 0.2 Foto panorâmica de onde a estrutura em vermelho se encontra. Ao fundo centros comerciais e o mercado de são brás, pessoas esperam em uma parada localizada a direita da foto.

10.2 0.2 Foto panorâmica de onde a estrutura em vermelho se encontra. Ao fundo centros comerciais e o mercado de são brás, pessoas esperam em uma parada localizada a direita da foto.

11- Título : “Quem Sóis?”/ Localizada na Av. Almirante Barroso em São Brás

11.1 Portas de correr na cor cinza, entre suas chapas alinhadas está escrito em estêncil : "se não somos os mesmos a cada esquina, quem seremos a cada rotina?" em letras cursivas o instagram do projeto @escritelie ". abaixo, centralizado um cadeado fechado , ao lado o adesivo em horizontal do projeto participante hashtag paisagens tbm são memórias e os selos das instituições facilitadoras.

11.2 plano geral onde se encontra os dizeres, no começo de um túnel de uma parada de ônibus extensa, onde há pessoas por toda a sua estensão. no lado direito pode-se ver um onibus da cor azul passando com carros na avenida alm. barroso.

12- Título : “Escreve a tua espera" / Localizada na Tv. Eneas Pinheiro em frente ao IPAMB.


12.1 fundo azul clara com estrutura de um suporte para telefone público enferrujado. acima alguns dizeres: escreve a tua espera, envia foto para @escritelie no insta. ajude a poesia urbana. ressignifique espaços públicos “ainda no fundo azul, há alguns rabiscos em tintas brancas , vermelhas e algumas linhas quase sumindo pela iluminação da foto.

12.2 2 iMAGEM DÍPTICA, unida em uma única imagem. da esquerda pra direita: esta escrito esperas (d) escritas: em seguida imagem de cor azul, acima escrito em letra cursiva: eu gostava de usar cartões nos orelhões públicos- Helena martins-, em baixo , em letras de forma "veio eu e o finado amigo tomar café da manhã antes do coração dele parar. no espaço seguinte está escrito em vertical: Localizadas no orelhão em frente ao IPAMB, tv. Eneas Pinheiro." referindo-se ao local da intervenção.  há duas imagens a direita, uma em preto e branco acima, descrito: estou esperando minha mãe,espero que ela fique bem- mariana".  Em baixo, no fundo azul e de letras cursivas vermelhas: "De avós e netos acompanhados as historias são únicas de carinho entre gerações. o que pode mudar?- laís du lírios.


13- Título : “Autorretrato Atemporal”/ Localizada na Av. Almirante Barroso




13.2 na vidraça o poema citado anteriormente, ao lado , refletindo graças a lona preta . as arvores altas do bosque rodrigues alves, a parada do brt da mauriti e a artista proponente do projeto cobrindo o rosto com o celular, portando uma mochila a sua frente e um carrinho de feira em seu lado  direito.

14- Título : “Orelhão pra escutar teu coração”/ Localizada na Rua Pe. Júlio Maria.


15 relhao em panoramica onde dá pra ver todo o interior. pintado em linhas vermelhas, há quatro papeis vermelhos. o da esquerda esta escrito: coração é a terra ,mente é o céu. o conceito de selva de pedra causa adoecimento". a folha que se encontra acima do telefone público está escrito : já ligou pro teu coração hoje?", a folha da direita há uma tipografia do açãí e um letering na palavra onde: açaí onde?" acima e de cabeça para baixo o nome do projeto em letras cursivas" paisagens tambem sao memorias"

15- Título : ““Raio Xerocado”/  Localizada na Rua Pe. Júlio Maria.

6.2 foto diagonal da frente de duas casas com detalhes raio que o parta, de frente iguais, o que muda é a cor, a do lado esquerdo é da cor rosa, há uma placa em preto e branco na primeira casa de cor clara: xerox, impressao, digitação scaner , 2 via de boletos, incrições ,agendamentos, inss, detran.

16.2 1 vende-se plantas, um aparato decorado do tme do remo escrito" leão" . abaixo o numero da casa 1286. e abaixo a arte em colagem com silhueta de reio, escrito "vou juntas nossas lajotas quebradas pra por na frente da nossa casa. Espero que nenhum raio nos parta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Equipe Técnica

ITINERÁRIO